A Europi e a Incus Capital formaram uma joint-venture para impulsionar o crescimento da empresa portuguesa Ecologis, de modo a torna-la uma das principais plataformas logísticas ibéricas. Com esse objetivo, propõem-se investir 100 milhões de euros.

A Ecologis foi lançada pela Europi nos finais de 2021, gerindo, desde então, onze infraestruturas na Área Metropolitana de Lisboa, com o portefólio a corresponder a 160 mil metros quadrados de área.

Em comunicado, a Europi sublinha que, entre os inquilinos da empresa portuguesa, estão algumas das empresas nacionais mais relevantes na logística de terceiras partes, bem como distribuidores alimentares e operadores de e-commerce. Dá conta, ainda, de que o portefólio possui “fortes credenciais” no que toca à sustentabilidade, com as instalações de Adarse a terem sido a primeira propriedade logística em Portugal a receber a certificação BREEAM In Use Excellent.

A joint-venture agora constituída visa investir, pelo menos, 100 milhões de euros em ativos logísticos de “primeira classe” em Portugal e Espanha.

“Estamos entusiasmados com esta parceria com a Incus Capital para continuar a expansão da Ecologis. Estamos convencidos de que a forte presença ibérica da Incus permitirá acelerar o crescimento e ajudar a criar uma das principais plataformas logísticas ibéricas. Desde que foi lançada, a Ecologis tem tido um desempenho superior e tem crescido, tornando-se uma das maiores do seu género em Portugal. Com um foco claro na criação de valor operacional e na sustentabilidade, bem como um suporte financeiro único, está bem posicionada para prosseguir a expansão ibérica”, sustenta, em comunicado, o Group Investment director do Europi Property Group, Jonas Fink.

Por sua vez, o partner da Incus Capital Alejandro Moya afirma: “A plataforma foi construída para corresponder a padrões elevados, com um portefólio forte, excelentes localizações e um claro compromisso com a sustentabilidade. Identificamos um significativo potencial no crescimento da Ecologis em Portugal e em Espanha. Esta joint-venture reflete a nossa convicção relativamente ao mercado logístico ibérico e a nossa estratégia de parceria com os melhores operadores para criar valor de longo prazo através de ativos resilientes e de alta qualidade.”

Neste negócio, a Europi foi assessorada pela sociedade de advogados Morais Leitão, pela Ernst & Young (finanças) e pela NewCycle (aspetos técnicos), enquanto a Incus Capital contou com o suporte da PLMJ (jurídico), da Savills (comercial e técnico) e da Deloitte (finanças).