O porto de Setúbal, até novembro de 2025, movimentou cerca de 5,8 milhões de toneladas de mercadorias.
No segmento de tráfego roll-on roll-off (Ro-Ro) foram movimentadas mais de 313 mil viaturas, representando um aumento de 9,1% face ao período homólogo.
Já os granéis líquidos registaram um crescimento de 13,8%. Em comunicado oficial, o porto de Setúbal revela que, os granéis líquidos “deverão manter-se estáveis”, enquanto os granéis sólidos apresentam “perspetivas de crescimento sustentado”.
A carga geral, por sua vez, deverá registar “um aumento progressivo”, e a carga contentorizada deverá “seguir uma trajetória de crescimento consistente” a partir do próximo ano, com aumentos anuais estimados em cerca de 3%.
Quanto ao tráfego Ro-Ro, deverá conhecer “um crescimento mais expressivo” a partir de 2027, na sequência da expansão do terminal.
No comércio externo antecipa-se um “crescimento sustentado das exportações”, apoiado pelo aumento da carga contentorizada, pela introdução de novos fluxos de carga fracionada e pelo reforço da capacidade logística associada ao Ro-Ro.
“O porto de Setúbal afirma-se, assim, como uma infraestrutura em plena transformação preparada para responder aos desafios da transição energética, da digitalização e da reconfiguração das cadeias logísticas globais. Mais do que um ponto de passagem de mercadorias, é um polo de desenvolvimento económico, inovação e sustentabilidade, profundamente ligado ao território e às suas companhias”, pode ler-se no comunicado oficial.



