A Cerealis e o grupo Better Foods chegaram a acordo para integrar as operações de moagem e criar uma empresa comum, reunindo ativos como Cerealis Moagens e as unidades Ceres, Germen, Granel e Carneiro Campos, numa operação que aguarda agora a aprovação da Autoridade da Concorrência.
Os grupos Cerealis e Better Foods anunciaram um acordo para integrar as respetivas operações de moagem, através da criação de uma empresa comum, num movimento que pretende reforçar a competitividade e a capacidade industrial do setor moageiro em Portugal, num contexto de “rápida transformação do mercado ibérico”.
De acordo com a informação divulgada, a parceria reúne a Cerealis Moagens e várias unidades associadas ao universo Better Foods, incluindo Ceres, Germen, Carneiro Campos e Granel, com o objetivo de ganhar eficiência operacional, acelerar investimento e modernização industrial, e fortalecer a resiliência da cadeia de valor dos cereais, assegurando um abastecimento “eficiente, fiável e competitivo” num setor considerado essencial.
Na perspetiva de Pedro Moreira da Silva, CEO da Cerealis, a escala crescente dos principais operadores ibéricos está a “redefinir o patamar competitivo”, e esta integração permitirá reforçar capacidade de investimento, inovação e continuidade de fornecimento aos clientes. Já Armando Miranda, CEO do grupo Better Foods, sublinha a oportunidade de somar competências para acelerar modernização e reforçar a posição do setor moageiro português num mercado ibérico mais exigente.
A operação está agora sujeita a avaliação regulatória: a Autoridade da Concorrência (AdC), que já foi notificada sobre a criação de uma empresa comum e que descreve a transação como uma “fusão por incorporação numa nova sociedade de um conjunto de empresas do perímetro Better Foods e da Cerealis Moagens. A ficha do processo identifica ainda entidades adicionais envolvidas na integração, como Montepan, Harinas Ceres (Espanha) e Manuel da Silva Monteiro Transportes (MSMT), e refere que a nova sociedade passará a deter 50% da Gergran – Produtos Alimentares.



