A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central instituiu, desde o início, cinco acordos-quadro, com 20 adjudicações, num total de cerca de 4,4 milhões de euros.
De acordo com o balanço da atividade feito esta semana, numa sessão em Évora, a CIMAC conta com a adesão de 53 entidades, o que é apresentado como sinal da “confiança depositada neste instrumento de contratação pública colaborativa”.
Além disso, a plataforma integra 150 fornecedores registados, tendo permitido a tramitação de 70 procedimentos. Números que evidenciam “uma dinâmica significativa e crescente na sua utilização”.
A reunião foi ainda palco para a definição de prioridades para os próximos acordos-quadro, tendo sido consensualizada a necessidade de avançar, de forma faseada, com procedimentos nas áreas da aquisição de serviços de alimentação em contexto escolar; de aquisição e aluguer operacional de viaturas; de fornecimento de materiais para as redes de saneamento e de abastecimento; de merchandising institucional; de serviços de segurança e vigilância; bem como viagens e alojamentos, “áreas consideradas estratégicas e de maior impacto para a gestão quotidiana das entidades aderentes”.
Além disso, a CIMAC reiterou o seu “compromisso com a simplificação dos procedimentos, assumindo como prioridade a melhoria contínua dos processos, com ganhos de eficiência, transparência e eficácia para todas as entidades envolvidas”.



