A abertura esta semana de um novo centro de distribuição de peças sobresselentes em Madrid, vem reforçar a logística de pós-venda da Jungheinrich no Sul da Europa, com entregas mais rápidas, maior disponibilidade e redução de emissões.

A Jungheinrich inaugurou um novo centro regional de distribuição de peças sobresselentes em Madrid, reforçando a sua rede internacional de logística de customer service e melhorando de forma significativa o nível de serviço prestado aos mercados de Espanha e Portugal.

Este investimento representa um marco na estratégia de pós-venda da Jungheinrich, com o objetivo de tornar a distribuição de peças no Sul da Europa mais eficiente, sustentável e orientada para o cliente. A empresa estima que a nova configuração logística permita reduzir em cerca de 20% as emissões de carbono, contribuindo diretamente para os objetivos da sua Strategy 2030+.

O novo centro de peças sobresselentes foi concebido como um centro de distribuição clássico, ocupando uma área total de 1.700 m². A infraestrutura dispõe de capacidade para cerca de 8.000 unidades de stock, 2.304 localizações em estanteria para paletes e mais de 11.000 posições para pequenas peças, assegurando uma elevada disponibilidade para o mercado ibérico. A operação será assegurada por uma equipa de 18 colaboradores.

A entrada em funcionamento será faseada: após o abastecimento inicial no final de novembro, as operações de expedição arrancaram oficialmente a 15 de dezembro de 2025.

Entregas mais rápidas na Península

Com este novo hub logístico, a Jungheinrich garante um nível de serviço de 99% e uma disponibilidade de peças de 90%. Na prática, isso significa entregas em 24 horas para a Península Ibérica espanhola e até 48 horas para Portugal e ilhas espanholas, reforçando a proximidade ao cliente e a capacidade de resposta do serviço pós-venda.

O armazém foi desenhado de forma flexível e modular, permitindo rápida adaptação a alterações de processos ou tipologias de produto. A solução é particularmente adequada a operações de picking manual e volumes reduzidos, assegurando maior agilidade na preparação e expedição de encomendas.

“Com o novo centro de peças sobresselentes em Madrid, estamos a enviar uma mensagem clara de proximidade ao cliente e de aposta na qualidade do serviço”, afirma Mathias Lentfer, Vice President Global Customer Service da Jungheinrich AG. “Este investimento permite-nos não só responder, mas superar as expectativas dos nossos clientes no Sul da Europa.”

A abertura deste centro insere-se na Strategy 2030+ da Jungheinrich, que prevê a otimização contínua da rede logística de customer service e a introdução de processos inovadores para aumentar eficiência e sustentabilidade. A empresa adianta ainda que estão previstos novos investimentos de capital no início do segundo trimestre de 2026, com o objetivo de continuar a elevar os padrões da logística de peças sobresselentes a nível europeu.