A Michelin Inflatable Solutions e a Voliris, empresa de conceção e operação de aeronaves, uniram esforços para desenvolver uma nova solução de transporte de mercadorias: o Automatic Air Shuttle for Containers (NATAC).

O NATAC tem como objetivo realizar o transporte de mercadorias com zero emissões de CO2 e, para isso, foi concebido para ser 100% compatível com hidrogénio, que virá a servir simultaneamente como combustível e gás de sustentação.

Uma das suas características diferenciadoras é o invólucro da asa. Segmentado em cinco lóbulos, tem um volume total de 25.000 m3 e chega ao local de implantação dobrado, sendo depois insuflado. A sua geometria é mantida por um sistema de polias que varia o volume, ajustando a forma aerodinâmica a diferentes altitudes.

O invólucro deve suportar cargas externas provenientes dos cabos que transportam a carga (até 30 toneladas), esforços mecânicos causados pela pressão de insuflação numa grande área de superfície (8.000 m2), e a exigência de permanecer impermeável ao hélio e, futuramente, ao hidrogénio.

Para poder operar em qualquer local, o NATAC pode ser transportado em 10 contentores standard de 40 pés e montado diretamente no local de partida. O invólucro tem, por isso, de ser dobrável sem comprometer a sua integridade.

Esta aeronave não necessita de uma pista pavimentada para a descolagem, e o seu sistema de voo autónomo permite operações seguras sem piloto, possibilitando o acesso a zonas de difícil acesso ou sem infraestruturas pesadas, pode ler-se no comunicado oficial.

A Michelin Inflatable Solutions e a Voliris planeiam fabricar até 2028 um protótipo à escala real da asa do NATAC para ensaios em solo e validação no local.