A Geopost acaba de lançar a Geopost Vision, uma entidade que proporcionará dados da rede viária atualizados e de alta frequência. A nova empresa servirá de elo entre a frota de 65 mil veículos com que opera em 22 países, percorrendo mais de dois milhões de quilómetros por ano. Portugal é um dos mercados onde já está operacional.
O objetivo é utilizar os dados da frota dos veículos das suas unidades de negócio para beneficiar os parceiros em matéria de mapeamento, mobilidade inteligente e planificação de infraestruturas.
“Ao aproveitar a rede de distribuição única da Geopost e a tecnologia de câmaras de última geração, estamos a construir a plataforma de recolha de imagens rodoviárias mais atualizável e escalável da Europa, dando acesso a dados que cumprem o RGPD e que podem melhorar a navegação e a segurança, bem como melhorar a qualidade da infraestrutura urbana”, enquadra, em comunicado, o diretor executivo da Geopost Vision, Martin Calmels.
A Geopost Vision vai equipar milhares de veículos de empresas do grupo como a DPD, a Seur e a Chronopost com câmaras de última geração, as quais, integradas nas rotas de distribuição, vão recolher imagens anónimas, de forma passiva e contínua.
Os dados vão ser disponibilizados aos clientes, nomeadamente a fornecedores de mapas, empresas de mobilidade, agentes do setor das cidades inteligentes e seguradoras, através de API (interface de programação de aplicações).
As imagens já estão disponíveis em 11 países europeus: além de Portugal, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, Hungria, Eslováquia, Irlanda, República Checa, e Países Baixos. Até meados de 2026, chegará à Polónia, Letónia Lituânia, Estónia, Bélgica, Luxemburgo, Croácia, Eslovénia, Bulgária e Roménia.



