A China atingiu um excedente comercial recorde em novembro, impulsionado por um forte crescimento das exportações — sobretudo tecnologia, automóveis e navios — que está a reconfigurar os mercados globais de logística. Com a Europa a absorver grande parte deste fluxo, analistas alertam para potenciais impactos no transporte marítimo, air cargo e armazenagem se o ritmo exportador desacelerar.
A China registou em novembro um excedente comercial recorde de 792,57 mil milhões de renminbis (US$111,7 mil milhões), impulsionado por um crescimento inesperadamente forte das exportações, um dado que está a reconfigurar as dinâmicas internacionais de transporte marítimo, aéreo e rodoviário.
Segundo a interpretação feita pelo banco ING a partir dos dados da Administração Geral das Alfândegas da China, as exportações aumentaram 5,9% em termos homólogos, uma recuperação expressiva face à queda de 1,1% observada em outubro. No acumulado do ano, as exportações chinesas crescem 5,4%.
A expansão das exportações não se limita aos setores tecnológicos tradicionais. Em novembro, destacam-se:
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Semicondutores: +24,7% YoY
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Automóveis: +16,7% YoY
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Navios: +26,8% YoY
Em contraste, categorias como brinquedos, calçado e mobiliário registam quebras, refletindo, segundo o ING, a redução das compras dos Estados Unidos, após a imposição de novas tarifas.
As importações cresceram 1,9% em novembro, mas acumulam ainda uma queda de 0,6% no ano. A atividade de construção, marcadamente deprimida, está a reduzir fortemente a procura por materiais, contribuindo para esta trajetória descendente.
Impacto direto nos mercados de logística
O dinamismo exportador chinês continua a alimentar a procura no transporte de contentores entre a Ásia e a Europa, um dos principais corredores globais. A ausência de tarifas adicionais na Europa, ao contrário dos Estados Unidos, aumenta a capacidade do mercado europeu para absorver produtos chineses.
No entanto, analistas alertam para o risco de reversão. Se as economias europeias e outros mercados fora dos EUA deixarem de conseguir absorver este volume, os efeitos podem ser imediatos sobre o crescimento do transporte marítimo de contentores, a carga aérea e serviços de armazenagem.
Como sublinha Thomas Cullen, da Ti Insight, “a atual trajetória do comércio global sugere que os mercados de logística estão expostos a uma mudança substancial nos ritmos de crescimento”.



