A Costo Intralogistics, especializada em soluções de intralogística e automação de armazéns, está a construir um armazém automático para a Sonae Arauco, em Oliveira do Hospital.
O armazém automático autoportante terá uma altura de 35 metros e capacidade para armazenar 1.410 lotes de madeira de aglomerado – o que equivale a mais de 17.500 paletes – e uma placa de fibra de média densidade com um peso até oito toneladas por lote.
Os lotes em curso de fabrico serão automaticamente transportados através de carros de transferência e transportadores, desde a produção até ao seu armazenamento em estante, que será realizado por transelevadores.
A distribuição pelas linhas de acabamento também é feita de forma totalmente automatizada através de carros de transferência, elevadores e transportadores.
Jorge Couto, managing director da Costo Intralogistics, afirma que “toda a solução foi desenhada no sentido de garantir a total redundância, o menor tempo de resposta e a máxima eficiência energética de todos os equipamentos, numa operação contínua de 24 horas, em sete dias”.
O sistema de movimentação e armazenagem é gerido pelo software de gestão Arrow, que é propriedade da Costo Intralogistics.



