A Panattoni vai desenvolver o primeiro armazém da Action em Portugal, um centro de distribuição de 60.000 m² no LUSOPARK, em Santa Maria da Feira, com certificação BREEAM Outstanding e forte ligação aos principais corredores logísticos.

A Panattoni vai construir o primeiro centro de distribuição da Action em Portugal: um armazém de 60.000 m² no LUSOPARK, em Santa Maria da Feira, reforçando a entrada do retalhista não alimentar no mercado nacional e consolidando a expansão da promotora logística no país.

O projeto, integrado no futuro Panattoni Park Porto South, assenta num terreno de 109.000 m² e beneficia de ligação imediata à A1, responsável por cerca de 80% do fluxo do PIB português, e de proximidade à área metropolitana do Porto. A acessibilidade é reforçada pela ligação ao nó da A47, a apenas 2,5 km, o que facilita a distribuição para os principais corredores logísticos nacionais.

Trata-se da quarta colaboração build-to-suit entre a Panattoni e a Action na Europa e do quarto projeto da Panattoni Iberia em Portugal, juntando-se aos parques de Valongo, Santarém e Lisbon-City.

O futuro armazém será construído pela EIGO Construcciones e incluirá três zonas climatizadas, altura livre de 10,65 metros, 48 cais de carga e 2.615 m² de escritórios. O parque disponibilizará ainda 87 lugares para pesados, carregamento para camiões e veículos elétricos, e 469 lugares para ligeiros, uma configuração que promete reduzir congestionamento e melhorar a fluidez operacional no complexo.

Uma das particularidades do projeto será a integração de cortiça na fachada dos escritórios, em homenagem à forte tradição corticeira da região. Em termos energéticos, o edifício contará com 5 MW de capacidade instalada e um sistema fotovoltaico de 500 kW.

O Panattoni Park Porto South pretende alcançar a certificação BREEAM Outstanding, o nível mais elevado deste referencial, ao superar requisitos nas áreas da gestão, energia, materiais, mobilidade, ecologia e inovação.

Com este investimento, a Panattoni ultrapassa os 255.000 m² de GLA desenvolvidos em Portugal desde a chegada à Península Ibérica, há cinco anos, consolidando a sua posição no setor logístico nacional.