A Primark publicou o quarto Relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade, no qual demonstra os novos progressos na estratégia de sustentabilidade Primark Cares e no seu programa de Comércio Ético.
No segmento de produto, a marca destaca cinco conquistas. Uma delas consiste no facto de 74% das roupas já serem produzidas com fibras recicladas ou de origem mais sustentável. Destas, cerca de quatro em cada 10 (39%) peças integram agora fibras recicladas. Já 57% das roupas da marca passaram a incluir algodão orgânico, reciclado ou proveniente do Projeto de Algodão da Primark, o programa de formação exclusivo para os produtores de algodão da sua cadeia de abastecimento.
Por sua vez, uma em cada 20 peças de roupa (5%) é agora concebida segundo os princípios de design circular. Artigos como malhas (20%) e ganga (8%) registaram “avanços significativos”, destacando peças de ganga desenvolvidas sem elastano ou rebites metálicos para facilitar a reciclagem no final da sua vida útil.
A marca concluiu o primeiro ano de testes e durabilidade para ganga, meias e malhas, avaliados segundo o Quadro de Durabilidade da Primark. Os resultados mostram que 77% das peças de ganga e meias, e 69% das meias testadas, alcançaram níveis de durabilidade “aspiracional”, mantendo a qualidade após 45 lavagens. Por fim, a empresa tem agora 100% de adesão ao programa de rastreabilidade da cadeia de abastecimento no que diz respeito a fornecedores de vestuário, têxteis e calçado.
Já no segmento do Planeta, a marca conseguiu reduzir 5,7% das emissões totais de gases com efeito de estufa, em comparação com o valor de base de 2019, incluindo uma diminuição de 71% nas emissões de âmbito 1 e 2, e uma redução de 4% nas emissões de âmbito 3. Além disso, 19% do transporte marítimo da Primark foi efetuado com recurso a uma alternativa ao gasóleo. 98% das viagens dos portos aos centros de distribuição foram feitas com combustíveis de baixo carbono.
Foram ainda integradas 97 fábricas do Bangladesh, China e Índia no programa de eficiência de recursos da marca, que tem como objetivo apoiar os fornecedores a reduzir o consumo de energia, água e produtos químicos, bem como as emissões de gases com efeito de estufa, e os custos. Por último, mais de 90% dos agricultores integrados no Projeto de Algodão da Primark adotaram, pelo menos, duas práticas agrícolas regenerativas em pelo menos 30% das suas terras.
“A sustentabilidade é um compromisso que pertence a todos nós na Primark. Continuamos a potenciar a nossa escala para fazer a diferença, tanto dentro da Primark como externamente. Sabemos que temos uma enorme responsabilidade enquanto marca global e reconhecemos que há sempre mais a fazer, mas o relatório deste ano mostra que os nossos esforços, assim como os dos nossos fornecedores e parceiros, já estão a gerar mudanças significativas”, afirma Lynne Walker, diretor da Primark Cares.



