A Administração do Porto de Aveiro e a empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A. (ABB) assinaram no passado dia 24 de novembro, o auto de consignação da empreitada de construção do novo Terminal Intermodal, localizado na Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI).

A obra, que representa um investimento de 15,9 milhões de euros e durará 480 dias, consiste numa aposta estratégica para o porto de Aveiro, uma vez que tem como objetivo aumentar a eficiência da sua oferta de serviços ferroviário pelo porto e expandir a sua área de influência até à região de Castela e Leão, e a Madrid.

O futuro terminal, que será construído numa área total de 10 hectares, incluirá duas linhas ferroviárias preparadas para operar comboios até 750 metros, zonas de parqueamento de cargas, um edifício de serviços administrativos e operacionais, áreas de lavagem e inspeção de contentores, e estacionamento para veículos ligeiros e pesados.

A construção do Terminal Intermodal é cofinanciada por fundos europeus através do programa CEF II – Connecting Europe Facility, na medida Transportes – Mobilidade Militar, com uma taxa de comparticipação de 47,3% do valor total do investimento.