A Eurowag, tecnológica especializada no transporte rodoviário comercial, acaba de lançar o relatório “Transformar o Transporte em 2026”, no qual identifica as três tendências que vão marcar o setor em 2026 – sustentabilidade, eficiência e digitalização –, analisando como as empresas estão a responder a esta pressão tripartida.

No que toca à digitalização, o relatório mostra que tecnologias como a inteligência artificial, os sistemas integrados de gestão de frotas e a automatização administrativa deixaram de ser vantagens competitivas para se tornarem a base das operações diárias. E conclui que as empresas que investem nestas ferramentas “conseguem tomar decisões mais rápidas e gerar poupanças mensuráveis em combustível e custos operacionais”

No que toca à sustentabilidade e, em particular, a descarbonização, o estudo confirma a tendência de constituição de frotas alimentadas por diversas fontes de energia, incluindo alternativas como HVO, bioGNL e eletricidade. Em concreto, nota que o HVO (óleo vegetal hidrotratado) se está a tornar uma solução de eleição para as empresas que pretendem reduzir emissões rapidamente, sem necessidade de grandes investimentos em novas viaturas. Já os camiões a bioGNL encontram-se numa fase de maturidade, com infraestrutura de abastecimento amplamente disponível. E os veículos elétricos estão a afirmar-se como a opção tecnológica preferencial no transporte regional, acompanhando o aumento das exigências de sustentabilidade por parte dos embarcadores.

Segundo a Eurowag, um dos temas centrais deste ano é a redução sistemática dos quilómetros em vazio: as empresas já não medem apenas o consumo de combustível ou as emissões, mas também a proporção de quilómetros efetivamente produtivos. Isto significa que ter menos de 20% de quilómetros em vazio “está a tornar-se um objetivo padrão, tal como o controlo de combustível”.

Neste âmbito, adianta que a combinação de telemática e inteligência artificial permite melhorar significativamente este indicador sem necessidade de novos investimentos, sendo uma das formas mais rápidas de reduzir custos e emissões simultaneamente.