Lisboa vai acolher, em 2026, o Fórum Aduaneiro, que sairá de Espanha pela primeira vez em mais de 20 anos de existência e que, em consequência, assumirá a designação de Fórum Aduaneiro Ibérico.
O anúncio foi feito este sábado, 15 de novembro, na cidade da Corunha, no jantar de encerramento da 21.ª edição. Para o efeito, o presidente do Consejo General de Colegios de Agentes e Representantes Aduaneros de Espanha, Antonio Llobet, chamou ao palco o presidente da Ordem dos Despachantes Oficiais, Mário Alves Jorge.
“Chegou o momento de dar um passo em frente. Será o fórum aduaneiro da Península Ibérica”, justificou Antonio Llobet. “Vamos trabalhar juntos”, comentou o seu homólogo português.
A primeira edição realizou-se em Barcelona, há 25 anos, no âmbito das comemorações do primeiro centenário da construção do edifício da alfândega da cidade catalã.
O objetivo destes eventos sempre foi – disse Llobet – “o conhecimento, aprender e saber”: “Trata-se também de interagir. Afinal, vamo-nos conhecendo, vamos debatendo as nossas experiências. E há também a parte turística, já que vamos a cidades que nos agradam”, afirmou.
Sobre o futuro e a saída de Espanha, notou que “o fórum continuará a ser o mesmo”: “Mas temos de ser imaginativos, para que todos continuem e vir e para aprendermos juntos.”



