Nascida de um percurso improvável, a Avenidas dá agora um novo passo estratégico com o lançamento do Avenidas Drop, a divisão dedicada à micro-logística urbana e ao food delivery. Com hubs em Lisboa e Porto, integração tecnológica total e uma frota maioritariamente elétrica, a empresa quer aproximar marcas de restauração, retalho e e-commerce dos seus clientes e redefinir a rapidez, a proximidade e a sustentabilidade nas entregas urbanas.
Começou com um carro ao serviço da Uber. “A minha vida começou há nove anos como parceiro da Uber, com o meu carro próprio. É uma daquelas histórias de crescimento bootstrapped, com muito esforço e muitas dores”, recorda Manuel Salema Reis, fundador da Avenidas e atual CEO. Hoje, a empresa entra numa nova fase com o lançamento do Avenidas Drop, a divisão dedicada a food delivery e micro-logística urbana, suportada por uma frota superior a 150 estafetas e por uma rede de micro-hubs em Lisboa e Porto.
A Avenidas cresceu de forma orgânica. Primeiro, prestando transporte de passageiros; depois, expandindo-se para o turismo com itinerários privados; e, durante a pandemia, abraçando a logística e o e-commerce. Deste movimento emergiu o Avenidas Send, focado na distribuição e entregas B2B para empresas como CTT, DHL ou DPD. Mas depressa perceberam que havia dois mercados distintos dentro da operação. “O Send fica focado na logística e distribuição, e o Avenidas Drop concentra-se naquilo que chamamos de micro-logística urbana e food delivery”, explica o gestor.
No Drop, o processo está assente numa integração tecnológica completa. “Quando o cliente final compra, é disparada uma ordem para o nosso software de warehouse, que está ligado ao dispatching. O estafeta é chamado à base e o cliente recebe um SMS com tracking link”, descreve. A empresa assegura também embalagem, consolidação de produtos e armazenamento, incluindo soluções para temperatura controlada, seja através de carrinhas refrigeradas ou de acondicionamento específico para entregas rápidas.
Uma das grandes diferenças do Avenidas Drop está no impacto B2B. A solução permite que restaurantes, lojas ou produtores tenham reposição de stock praticamente imediata. “Um produtor de vinhos consegue dar aos seus restaurantes um restock instantâneo. Isto não existe ainda no mercado desta forma. Somos quase uma extensão do braço da distribuição”, afirma. Ao mesmo tempo, os micro-hubs da Avenidas funcionam como extensão do espaço físico dos clientes, que podem armazenar ali produtos que não conseguem manter in-house.
O modelo também aproxima as marcas do consumidor final. A Avenidas desenvolve sites, integra e-commerce e faz toda a cadeia até à entrega. “Muitas marcas operam só através de distribuidores e nunca sentiram confiança para vender diretamente ao consumidor. Nós damos esse passo com elas”, diz. O fluxo é automático: “Quando o cliente encomenda, o sistema trata de tudo: armazém, embalamento, dispatching e entrega.”
Os desafios, admite Manuel, são reais. A previsibilidade é um deles. “No B2C, se não temos visibilidade das campanhas dos clientes, temos de redimensionar a frota em minutos.” O mesmo se aplica às exigências de temperatura ou ao esforço de ajustar operações com estafetas, muitas vezes resistentes à transição tecnológica ou energética.
Mas, é precisamente aqui, que a empresa quer marcar diferença: “O mercado quer instantaneidade e muitas vezes ainda não tem. Nem sempre é só o consumidor final. No B2B também há restaurantes que querem oferecer mais, mas não têm espaço. Nós somos essa extensão.”
A sustentabilidade é outro pilar do serviço. Desde 2021, a empresa deixou de adquirir viaturas a combustão. “Hoje, mais de 80% da nossa frota é elétrica. O nosso objetivo é chegar a entregas quase 100% emissões nulas até 2030”, sublinha.
Em termos de negócio, as expectativas são altas. “Esperamos superar um milhão de euros em faturação no próximo ano. Será cerca de 10% do grupo.” Para Manuel Salema Reis, o segredo está em devolver poder às marcas: “O nosso modelo traz as rédeas das operações de volta para as marcas. Quando isso se refletir nas vendas, escalar será natural.”
No fim, resume aquilo que considera o ADN do Avenidas Drop: “Entregas rápidas, integração tecnológica, flexibilidade para qualquer negócio, apoio em marketing e e-commerce e sustentabilidade. É uma solução feita para aproximar as marcas dos seus clientes. E isso, hoje, é tudo.”



