O Brasil acaba de lançar o e-Dutra, o seu primeiro corredor rodoviário de zero emissões. São cerca de 800 quilómetros entre o Rio de Janeiro e São Paulo, concebidos para acelerar a transição para o transporte elétrico pesado no país.

Trata-se de um projeto do Grupo Traton, em parceria com a Volkswagen Truck & Bus, o governo brasileiro e várias empresas de logística e energia, entre as quais a Amazon e a DHL Supply Chain. E integra o Global Green Road Corridors, um programa internacional que pretende criar rotas de transporte elétrico entre grandes polos económicos. O e-Dutra é, assim, o primeiro caso prático dessa visão: um corredor operacional, já com camiões elétricos em circulação.

A Volkswagen Truck & Bus, que produz no Brasil o camião elétrico e-Delivery, realizou a primeira viagem elétrica completa, percorrendo 800 quilómetros com recurso apenas à infraestrutura de carregamento já existente. Com 250 km de autonomia e capacidade para até 66 toneladas de peso bruto total combinado, o camião é recarregado num centro logístico da Amazon e monitorizado por telemetria. Durante seis meses, os dados de consumo, eficiência e custos serão avaliados para definir a viabilidade da expansão.

O projeto foi buscar o nome à Rodovia Presidente Dutra, por onde passa o futuro corredor verde. O plano ambiciona ter, até 2030, mil camiões elétricos a circular diariamente neste eixo, evitando a emissão de cerca de 75 mil toneladas de CO₂, o equivalente à retirada de mais de 16 mil carros das estradas.

O lançamento aconteceu no âmbito da COP30, a cimeira do clima que decorre na cidade brasileira de Belém.