A Nike assinou uma parceria plurianual com as empresas Syre e Loop Industries, especializadas em tecnologias limpas, para garantir o fornecimento em larga escala de poliéster circular.

Ao abrigo do acordo com a Loop, a Nike torna-se no principal cliente da fábrica que a empresa possui na Índia em conjunto com a Ester Industries. Esta unidade irá focar-se na produção de Twist, uma resina de poliéster feita inteiramente a partir de resíduos têxteis.

Quanto ao acordo com a empresa sueca Syre, envolve o fornecimento de poliéster reciclado da fibra à fibra para integração nas linhas de desempenho da marca de vestuário e calçado desportivo.

As duas parcerias marcam a transição da fase conceptual da circularidade para a produção em larga escala. Assim, a fábrica da Loop na Índia tem capacidade para processar 70 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente, estimando-se que resulte numa redução de 81% das emissões de gases com efeito de estufa por comparação com a produção de poliéster virgem, o equivalente a mais de 400 mil toneladas de C02 por ano.

A propósito, o diretor executivo da Syre, Dennis Nobelius, destaca que “ter a Nike comprometida com o poliéster gerado a partir de têxteis envia um sinal poderoso a toda a indústria”: “Esta não é uma iniciativa pontual ou uma coleção cápsula, é um momento em que os materiais circulares passam do conceito à realidade comercial em escala e adoção mais ampla.”

O plano estratégico da Syre envolve a construção de hubs regionais de reciclagem, com a primeira fábrica com capacidade para a produção em larga escala prevista para 2027, no Vietname.