A Correos Express anuncia o desenvolvimento, em parceria com a Neurored TMS & SCM, de um gémeo digital para digitalizar e otimizar a sua rede logística de transporte em Espanha e Portugal.

A primeira fase do projeto, já concluída, envolveu a criação de um avaliador de dados históricos que permite o conhecimento em tempo real da capacidade de carga dos veículos e delegações, dos pontos de congestionamento e dos atrasos detetados. Em comunicado, a empresa destaca que, deste modo, foi possível analisar o desempenho da rede, detetar ineficiências e otimizar recursos de forma ágil.

A segunda fase, em curso, contempla o carregamento de previsões de procura, a simulação de cenários futuros e a obtenção de propostas automáticas de otimização. Segundo a Correos, o simulador mostrará, por exemplo, a maneira mais eficiente de transportar mercadorias entre delegações com base em variáveis como capacidade, tempos de trânsito ou custos operacionais.

Com 550 rotas diárias de transporte entre os dois países e 70 delegações, a Correos Express espera conseguir, depois de concluída a instalação do gémeo digital, maior capacidade de planeamento através de simulações precisas, melhor qualidade do serviço, reduzindo atrasos e saturações, redução de quilómetros e emissões, tornando-se mais sustentável; e uma economia operacional significativa através da otimização de rotas e frotas.

“O digital twin não é apenas um projeto tecnológico, mas uma ferramenta de transformação estratégica. Permite-nos antecipar problemas, simular cenários e desenhar a rede de transportes mais eficiente possível, com impacto direto na competitividade e sustentabilidade da empresa”, afirma, a propósito, o diretor adjunto de transportes, Álvaro Bardisa.

Já o diretor global de vendas da Neurored, Ricardo Medem, comenta que “a inovação funciona quando facilita a vida”: “Juntamente com a Correos Express, criámos uma solução que permite que as mercadorias circulem de forma mais inteligente, rápida e sustentável. E isso serve como força motriz para garantir e otimizar a qualidade do serviço prestado aos clientes desta empresa.”