A GEODIS juntou-se ao consórcio europeu I3FLOAT, uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia que pretende acelerar o desenvolvimento da cadeia de valor da energia eólica offshore flutuante. O grupo logístico francês será responsável pelo planeamento de transporte, logística e instalação, reforçando o papel estratégico da logística no avanço das energias renováveis e na transição energética europeia.
O projeto I3FLOAT — Interregional Innovation Investments (I3) – Strand 1 — foi lançado em Bruxelas e reúne 24 parceiros de oito regiões europeias. O objetivo é reforçar e escalar a cadeia de valor da energia eólica flutuante, através de quatro hubs de inovação localizados no País Basco e na Andaluzia (Espanha), Occitânia / Provença-Alpes-Côte d’Azur (França) e Flandres (Bélgica).
A GEODIS integra o hub francês, liderado pela EOLINK, empresa de engenharia especializada em turbinas eólicas flutuantes. A EOLINK desenvolve uma tecnologia inovadora de base piramidal, que utiliza menos materiais, reduz o peso e é adaptada a turbinas de grande capacidade, oferecendo uma solução competitiva que pode ser implementada globalmente, a começar pela costa atlântica.
Como parceiro tecnológico, a GEODIS contribuirá com a sua experiência em transporte e logística de cargas pesadas e complexas, apoiando o planeamento e a execução das operações de transporte dos flutuadores EOLINK. Esta colaboração dá continuidade ao trabalho conjunto das duas empresas, depois do transporte e float-off de três fundações eólicas flutuantes realizado no Mediterrâneo no âmbito do projeto EFGL.
“Esta participação no projeto I3FLOAT reforça a nossa experiência junto dos principais atores da indústria eólica flutuante. O nosso know-how foi recentemente demonstrado através do transporte e float-off de três fundações eólicas em colaboração com a Eiffage Metal. Estamos agora muito satisfeitos por continuar esta parceria próxima com a equipa da EOLINK nos próximos anos”, afirmou Nicolas Bonnier, Global Manager Offshore Wind Solution, Project Logistics da GEODIS.
Com duração prevista de 36 meses, o I3FLOAT pretende criar um ecossistema europeu sólido e competitivo na área da energia eólica flutuante, promovendo a colaboração entre indústria, tecnologia e logística como motores de inovação e sustentabilidade.
FOTO: EOLINK



