Entre 2022 e 2025, o Continente aumentou em cerca de 440 toneladas as compras de produtos madeirenses, ultrapassando, em setembro último, as 6500 toneladas. Os dados foram divulgados no âmbito do VII Encontro do Clube de Produtores Continente, que decorreu esta terça-feira, 4 de novembro.

No encontro, foi destacado que a insígnia alimentar da Sonae mantém contratos-programa com todos os produtores, definidos duas vezes por ano, o que permite planear as campanhas e ajustar as quantidades a produzir. Assim, na última campanha, de primavera-verão, foram cumpridos 84% das quantidades contratadas, um resultado considerado “excelente”, tendo em conta “as adversidades de produzir na Madeira”.

O modelo de atuação do Clube de Produtores assenta em três eixos: o da frescura, que inclui produtos como alfaces, pimentos ou agriões, considerados símbolos da produção local; o do regionalismo, com artigos como a batata-doce e a sementeira madeirense, facilmente reconhecidos pelos consumidores; e o do produto regional competitivo, cultivado na Madeira, mas comparável ao importado.

No segmento da frescura, nos primeiros nove meses do ano, verificou-se um crescimento de 39 toneladas, com o regionalismo a subir 42 toneladas e os produtos regionais competitivos a aumentarem 19. Além disso, as variedades de produtos frescos passaram de 27 toneladas em 2023 para 232 toneladas em 2025, representando 29% das compras regionais.