O operador de transporte global MSC bateu novo recorde ao alcançar os sete milhões de TEU de capacidade para transportar contentores. Tornou-se assim a primeira companhia a consegui-lo, aumentando a distância face aos seus concorrentes mais diretos, de acordo com o ranking mundial da Alphaliner.

Com uma quota de 21,2%, a MSC é seguida pela Maersk, com mais de 4,6 milhões de TEU (13,9%), e pelo grupo CMA CGM, com uma capacidade de transporte de cerca de quatro milhões (12,3%).

A MSC continua, assim, a liderar, tendo aumentado a sua capacidade em um milhão de TEU face a 2024. Dos atuais sete milhões de toneladas 4,25 correspondem a navios próprios (688) e os restantes a navios fretados (267). Entre janeiro e julho deste ano, o armador incorporou 25 novos porta-contentores, 12 dos quais com capacidade superior a 15 mil TEU. E, há uma semana, anunciou a aquisição de uma embarcação em segunda mão, de 3,5 mil toneladas.

No que toca aos restantes operadores do top 3 da Alphaliner, a Maersk possui 728 navios, enquanto a CMA CGM integra 702.