A época de frutas 2025/2026 está em pleno andamento no Porto do Pecém, no Ceará, Brasil, com projeções de embarque que ultrapassam os 200 contentores refrigerados por semana, com destino à Europa. Cada contentor de 40 pés, capaz de transportar até 27 toneladas, leva variedades como melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
A campanha de exportação segue até fevereiro de 2026, com saídas semanais às sextas-feiras, tendo como principais destinos os portos de Roterdão (Holanda) e Londres (Reino Unido), que recebem cerca de 80% da carga, além de Antuérpia, Le Havre, Sines, Hamburgo e Bremerhaven.
No início da temporada, o navio MSC Leila — de 335 metros de comprimento, 11.500 TEU de capacidade e movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) — marcou o arranque das operações da safra ao atracar no Pecém para transportar a primeira grande remessa de frutas rumo ao norte da Europa. O porta-contentores integra a Linha NWC da MSC, responsável por abastecer os supermercados do norte europeu.
“Com operações como essa, nossos clientes têm a certeza de que sua produção vai continuar encontrando um mercado importante na outra ponta, com eficiência, inovação e rapidez”, declarou na altura Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém, sublinhando que este é o nono ano consecutivo da parceria com a MSC para o escoamento das safras de melão da região de Mossoró (RN) e de manga e uva do Vale do São Francisco (PE e BA).
A Brazil Melon, uma das exportadoras que utiliza o corredor logístico do Pecém, mantém expectativas positivas para o resto da campanha. “Com a oferta local da Espanha agora em menor volume, surge uma boa oportunidade para o Brasil ampliar as suas exportações”, explica Gabriel Vieira, diretor comercial da empresa. Segundo ele, os compradores europeus estão a valorizar cada vez mais qualidade, rastreabilidade e práticas sustentáveis, o que favorece os produtores brasileiros preparados para responder a esses padrões.
Através do Porto do Pecém, empresas como a Brazil Melon fazem chegar os seus produtos aos lineares de grandes retalhistas europeus, como LIDL, Tesco ou Edeka, levando o sabor das frutas nordestinas às prateleiras e às mesas dos consumidores europeus.
Exportação de frutas via Porto do Pecém (Safra 2025/2026)
Indicador |
Detalhe |
|---|---|
| Período da campanha | Setembro 2025 – Fevereiro 2026 |
| Frequência de embarques | 1 navio/semana (às sextas-feiras) |
| Volume médio | 200 contentores refrigerados/semana |
| Peso médio por contentor | 27 toneladas |
| Principais produtos | Melão, melancia, manga e uva |
| Origem da produção | CE, RN, PE e BA |
| Principais destinos | Roterdão (NL), Londres (UK), Antuérpia (BE), Le Havre (FR), Sines (PT), Hamburgo e Bremerhaven (DE) |
| Operador marítimo | MSC – Mediterranean Shipping Company |
| Parceiro local | Complexo do Pecém |



