O volume de negócios das empresas de correio expresso e encomendas deverá atingir, em 2025, os 1130 milhões de euros em 2025, o que traduz um crescimento de 3,7% face a 2024. A análise é da Informa D&B, que atribui este desempenho ao aumento do consumo privado e do comércio eletrónico.
Este crescimento segue na esteira do comportamento deste mercado em 2024, ano em que aumentou 5,3%, sendo que o negócio associado ao transporte doméstico subiu 6,8% face a 2023, enquanto a faturação de serviços de transporte internacional cresceu 3,8%.
De acordo com a consultora, o número de empresas do setor aumentou nos últimos anos, situando-se nas 10.525, com a ressalva de que corresponde “em grande medida ao início de atividade de trabalhadores independentes e de microempresas na área das plataformas digitais de entregas urbanas”. A zona da Grande Lisboa e a região Norte concentram o maior número de operadores, reunindo no conjunto cerca de dois terços do total.
A quota de mercado conjunta dos cinco principais operadores em Portugal rondou os 50% em 2024, subindo para mais de 70% quando se consideram os dez principais.



