A Medway, a Transitalia e a Tramesa protagonizaram esta semana uma operação inédita no setor ferroviário nacional: o transporte de semi-reboques em comboio, numa operação que ligou Espanha ao Entroncamento, via Badajoz, utilizando a Linha do Leste.

Em comunicado, a Medway destaca que “nunca um veículo de carga com estas dimensões tinha sido transportado por comboio” e que “este tipo de operação exige uma preparação técnica e operacional distinta do transporte convencional de contentores”.

Neste contexto, recorda que a Linha do Leste, única ligação fronteiriça não eletrificada, se caracteriza por operar em regime de cantonamento telefónico, sem sistema de controlo de velocidade, o Convel, e sem comunicações de rádio solo-comboio.

Assim sendo, entende que esta operação “representa um feito para a logística e para o transporte ferroviário no país”, além de que reforça o compromisso das três empresas com a modernização e a sustentabilidade do setor logístico, promovendo soluções intermodais que contribuem para a eficiência do transporte de mercadorias.

“A articulação entre equipas portuguesas e espanholas, aliada ao rigor no planeamento e execução, foi determinante para o sucesso desta iniciativa. Este marco deixa-nos muito orgulhosos e gostaríamos que ficasse registado como um exemplo de visão estratégica, capacidade técnica e dedicação das nossas equipas, inspirando o futuro do transporte ferroviário nacional de mercadorias”, sublinha o presidente da Medway, Carlos Vasconcelos.