A PepsiCo irá inaugurar um armazém automatizado no terceiro trimestre de 2026, na Polónia, através da tecnologia Mecalux. 

A instalação foi projetada para aumentar a capacidade logística e otimizar os fluxos operacionais sem a necessidade de expandir o a infraestrutura existente.

O projeto inclui a implementação de uma solução abrangente que inclui seis transelevadores que servem estantes equipadas com o sistema automático Pallet Shuttle. Um circuito de transportadores elétricos terrestres e transportadores automáticos irá interligar o armazém com as linhas de produção, permitindo a entrada contínua de paletes 24/7.

A gestão inteligente do armazém será realizada através de um sistema de gestão de armazém da Mecalux, que será integrado com o sistema SAP eWM da PepsiCo. Essa conexão irá coordenar todas as operações logísticas, desde a receção do produto até à sua expedição.

“Graças ao projeto de automação logística, alcançaremos a conexão automática entre a produção, armazém e expedição. Optámos por um design modular que nos dá uma grande flexibilidade para adaptações futuras”, afirma Bartomiej Lesiuk, responsável de Design de Automação de Armazéns da PepsiCo.

Os transelevadores implementados nesta unidade, estão equipados com um sistema de recuperação de energia que economiza entre 15% a 20% do consumo energético em cada movimento. Além disso, estão equipados com um sistema de visão artificial com IA que substitui as fotocélulas tradicionais, permitindo alcançar uma localização precisa e segura das paletes.

“A automação também nos permitirá realizar entregas diretas, evitando o manuseio duplo e transporte desnecessário. Estimamos também uma redução de 200 toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano”, acrescenta Bartomiej Lesiuk.