A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou a Re:Boxed, uma caixa de transporte de vinho produzida a partir da reciclagem da fita dos rótulos, um material que, até agora, não tinha destino útil. 

Desenvolvida em parceria com a empresa Partícula Verde, a nova embalagem – que consiste num projeto inédito a nível mundial, nasce de um processo que transforma o papel siliconado utilizado nos rótulos em matéria-prima para indústria papeleira, evitando que toneladas de resíduos acabem em aterros ou sejam queimados.

Desde o início de 2025 que este projeto tem permitido evitar que 14 toneladas de fita de rótulos sejam descartadas. O objetivo da CVRA é poder disponibilizar, em exclusivo, aos produtores do Alentejo, uma opção de embalagem de transporte nacional e internacional para vendas online, enoturismos ou concursos de vinhos.

“Para uma ideia mais visual de todo o impacto desta iniciativa, se estendermos as fitas adesivas utilizadas nos rótulos de vinhos do Alentejo, só no ano passado, daria o comprimento de 20.000 km, o que equivale à distância entre o Alentejo e Nova Zelândia”, afirma João Barroso, diretor de Desenvolvimento Sustentável e I&D nos Vinhos do Alentejo.

O responsável acrescenta que, tendo em conta que este material é frequentemente incinerado ou deslocado para aterros, este projeto permite gerar valor e promover a economia circular.

A Re:Boxed surge no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).