O grupo italiano Grimaldi recebeu o Grande Melbourne, um navio de transporte de automóveis e camiões (PCTC) de nova geração, construído pela Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (CSSC). Com 200 metros de comprimento, capacidade para 9.241 veículos e tecnologia ammonia-ready, a embarcação representa um novo avanço na descarbonização do transporte marítimo automóvel global.
O Grande Melbourne foi oficialmente entregue e batizado no porto de Xangai a 22 de outubro. O navio é o terceiro de uma série de sete PCTC encomendados pelo grupo Grimaldi ao estaleiro Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding e à China Shipbuilding Trading Company, ambas subsidiárias do conglomerado China State Shipbuilding Corporation (CSSC).
Com 200 metros de comprimento, 38 metros de boca e 77.500 toneladas brutas, o Grande Melbourne pode transportar até 9.241 unidades equivalentes a automóveis (CEU), incluindo veículos elétricos, convencionais e carga roll-on/roll-off pesada até 250 toneladas. Quatro dos seus decks foram reforçados para acolher equipamentos industriais e veículos de grandes dimensões, até 6,5 metros de altura.
Segundo o managing director, Emanuele Grimaldi, “os nossos novos PCTC estão a definir um novo padrão no transporte marítimo automóvel global, combinando eficiência energética, digitalização e preparação para combustíveis alternativos”.
O navio recebeu a notação “Ammonia Ready” da RINA, certificando que está preparado para futura conversão ao uso de amónia como combustível neutro em carbono. Está também equipado para ligação elétrica em porto (cold ironing), reduzindo emissões durante as operações de atracação. Segundo o grupo, esta nova geração de PCTC permite reduzir até 50% as emissões de CO₂ por unidade de carga, face aos modelos anteriores.
A viagem inaugural do Grande Melbourne parte este mês da Ásia rumo à Europa, com cerca de 5.900 automóveis e 800 metros lineares de carga rolante, passando por portos europeus, mediterrânicos e do Índico, antes de regressar à China.
A entrada em operação do Grande Melbourne reforça a capacidade de transporte ro-ro e automóvel entre Ásia e Europa, com impacto direto nas cadeias de fornecimento do setor automóvel. A aposta da Grimaldi em navios de elevada capacidade e eficiência energética poderá influenciar os custos logísticos, a frequência de rotas e as estratégias de exportação de fabricantes e operadores ibéricos.
Para portos da Península Ibérica, como Setúbal, Vigo ou Valência — já envolvidos no transporte de veículos — a chegada de embarcações ammonia-ready representa também uma oportunidade de adaptação às futuras exigências de combustível limpo e de eletrificação portuária.



