A Bosch começou recentemente a utilizar um camião elétrico com célula de combustível a hidrogénio, no transporte interno na sua fábrica de Nuremberga, na Alemanha.

O camião está equipado com o módulo de célula de combustível da Bosch. Ao converter hidrogénio e oxigénio em água e eletricidade, a viatura de 40 toneladas pode ser operada totalmente de forma elétrica. A utilização de hidrogénio renovável torna o sistema de propulsão do camião climaticamente neutro.

Com uma autonomia de até 800 km, o camião Iveco é operado pela empresa de transporte Schäflein, em nome da fábrica da Bosch. Por sua vez, a Schäflein aluga o veículo ao fornecedor Hylane, especializado em camiões sem emissões.

Espera-se que o veículo, que transporta maioritariamente produtos das próprias operações de produção da fábrica, deverá percorrer cerca de 12.000 km por ano. Como resultado, deverão ser reduzidas as emissões de CO2 na fábrica da Bosch.

“Esta utilização é um passo importante que nos ajuda a reduzir as nossas emissões na logística”, afirma Alexander Weichsel, diretor comercial da fábrica em Nuremberga. “O facto de já existirem vários milhares de camiões com sistemas de célula de combustível Bosch em circulação em todo o mundo demonstra que o conceito está a provar o seu valor.”