O Governo dos Açores anunciou, esta quarta-feira, ter pago 250 milhões de euros a fornecedores da saúde, montante este que inclui 200 milhões que estavam em atraso.
A regularização das dívidas foi revelada pelo secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, no final de uma reunião com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, em que esteve acompanhado pela sua homóloga da Saúde, Mónica Seidi.
De acordo com o governante, estavam em causa dívidas das unidades de saúde da ilha e dos três hospitais da região, existindo pagamentos em atraso desde 2012. Agora – disse – “ao fim de muitos anos”, os fornecedores de saúde têm os pagamentos atualizados.
“Esses 200 milhões de pagamentos em atraso que foram recuperados já podiam ter sido em 2024 ou 2023 se os 75 milhões de euros que desde 2022 estavam previstos no Orçamento do Estado tivesse tido os despachos consequentes”, salientou.
Garantiu, a propósito, que a regularização dos pagamentos não vai afetar o rácio da dívida pública dos Açores, que se manterá abaixo dos 60% do Produto Interno Bruto.
Duarte Freitas prometeu, ainda, “fazer tudo” para manter os pagamentos entre 60 e 90 dias: “É esse o objetivo para o próximo futuro, que vai exigir da parte das Finanças e dos serviços da Saúde um esforço para que não atinjamos circunstâncias como aquelas que aconteceram no passado”, afirmou.



