O projeto liderado pela Kombiverkehr desenvolveu protótipos para planeamento e carregamento inteligente de comboios, reforçando a eficiência, segurança e sustentabilidade do transporte ferroviário.
Depois de três anos de investigação intensiva, a Alemanha concluiu com sucesso o projeto KIBA – Artificial Intelligence and Discrete Loading Optimization Models for Enhanced Utilization in Combined Transport, dedicado à aplicação da inteligência artificial (IA) na otimização do transporte ferroviário intermodal.
Liderado pela Kombiverkehr KG, o consórcio integrou a Deutsche Umschlaggesellschaft Schiene-Straße (DUSS), a Goethe University Frankfurt am Main, a INFORM, a KombiConsult, a Technical University of Darmstadt e a VTG, com financiamento do Ministério Federal da Transformação Digital e Modernização do Governo.
O principal objetivo do KIBA foi utilizar IA e modelos matemáticos de otimização para aumentar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade no transporte ferroviário de mercadorias. Com base num sistema central de dados mestres, foram desenvolvidos métodos para o planeamento de rede e de carregamento de comboios, visualizados através de uma interface web que permite uma utilização prática e intuitiva.
“Com o KIBA demonstrámos como a inteligência artificial pode tornar o transporte ferroviário de mercadorias mais eficiente. Os protótipos desenvolvidos ajudam a maximizar a capacidade dos comboios em termos de peso e comprimento, a utilizar melhor os recursos e a tornar o transporte combinado mais atrativo. Este é um passo importante para transferir carga da estrada para a ferrovia e, assim, proteger o clima”, afirmou Heiko Krebs, Managing Director da Kombiverkehr KG.
Os modelos desenvolvidos asseguram a utilização plena da capacidade dos comboios, tendo em conta múltiplas variáveis em simultâneo, desde o peso e comprimento até aos movimentos de grua e transbordos. O componente de planeamento de rede combina previsões de volume baseadas em IA com otimização matemática, distribuindo as unidades de carga de forma a garantir tempos de transporte mais rápidos e menos transbordos.
“A combinação de inteligência artificial e otimização abre novas possibilidades para o transporte combinado. As previsões de volumes de reserva podem ser integradas diretamente nos processos de otimização, permitindo carregamentos mais eficientes e um controlo de rede mais estável. Trata-se de uma abordagem prática que apoia diretamente os sistemas operacionais e melhora o desempenho da ferrovia”, explicou Dr. Rafael Velásquez, diretor de Otimização e Integração da INFORM.
O KIBA representa não só um marco tecnológico para o transporte combinado, mas também um exemplo de colaboração bem sucedida entre a academia e a indústria.
“A cooperação estreita entre a Kombiverkehr, a INFORM, a DUSS, a KombiConsult e as duas universidades foi o fator decisivo para o sucesso. Só através da combinação destas diferentes áreas de conhecimento foi possível alcançar um resultado tão inovador”, referiu novamente Heiko Krebs.
“Enquanto empresa que nasceu de um projeto académico há mais de 55 anos, a Kombiverkehr valoriza profundamente a construção de pontes entre universidades e indústria. No campo da IA, é essencial manter este elo para garantir a competitividade internacional”, acrescentou Dr. Eva Savelsberg, Senior Vice President e membro do Conselho Executivo da INFORM.
Com a conclusão do projeto, foi criada uma base sólida para a integração prática das soluções desenvolvidas nos sistemas operacionais existentes. As próximas etapas incluem a validação da qualidade dos dados, a automatização da troca de informação e a realização de testes em ambiente real. O protótipo do KIBA está agora a ser preparado para uma implementação inicial por operadores ferroviários e intermodais, marcando um passo decisivo rumo à digitalização inteligente da ferrovia europeia.