O Grupo Sousa acaba de adquirir um novo navio porta-contentores para operar na linha marítima entre Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira. O negócio foi feito através do armador GS Lines.

Construído em 2014, operava até agora sob a bandeira do armador islandês Eimskip, com o nome Lagarfoss.  Foi rebatizado para Atlântico.

De acordo com a empresa, “em comparação com os navios que atualmente asseguram o abastecimento regular das regiões autónomas portuguesas”, “destaca-se pela maior capacidade de carga e manobra, sendo ainda o mais moderno e o mais rápido”.

Assim, com140,7 metros de comprimento e 23,2 metros de boca, atinge uma velocidade até 19 nós. Os impulsores de proa e popa de 900 kW conferem-lhe elevada capacidade de manobra, sendo que a sua capacidade operacional é de 875 TEU.

“Numa altura em que o transporte marítimo de carga para a Madeira regista uma procura elevada, a aquisição do Atlântico vem colmatar as limitações de capacidade existentes, respondendo aos desafios e anseios do mercado regional”, sustenta o Grupo Sousa, que, com este investimento, passa a operar uma frota composta por nove navios, totalizando uma capacidade de transporte de 7.108 TEU.