Os Emirados Árabes Unidos acabam de lançar a sua primeira frota de camiões elétricos autónomos para logística. Este avanço resulta de uma colaboração entre a Evocargo, que desenvolve tecnologias aplicadas ao transporte autónomo, e a RAK Ceramics, um fabricante de cerâmicas sanitárias.

A frota de N1, com são designados estes veículos sem condutor humano, está a ser usada para transportar os produtos da RAK na zona industrial Al Jazeera Al Hamra, na região de Ras Al Khaimah.

Os camiões conseguem reconhecer e reagir a sinais rodoviários, a marcas no piso, à passagem de peões em tempo real. Cada um tem capacidade para 200 quilómetros com um único carregamento de bateria.

Estão equipados com um auto piloto de quinta geração e um sistema de perceção multissensor orientado por inteligência artificial, combinando dados de câmaras, sonares e sensores LIDAR. A informação é processada através de uma unidade computacional a bordo, que permite que o veículo se ajuste instantaneamente à estrada e às condições ambientais.

“Este lançamento prova que o transporte autónomo, com zero emissões, já não é um conceito, mas uma solução viável para as operações comerciais. É um passo transformador para o setor logístico dos Emirados, potenciando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental da cadeia de abastecimento”, destacou, em comunicado, o CEO da Evocargo nos Emirados, Shaheem Musthafa.