A Ingka Investments, o braço de investimento do grupo Ingka, que detém a IKEA, acaba de adquirir a Locus, uma empresa norte-americana especialista em tecnologia de logística. O objetivo é reforçar as capacidades digitais do retalhista.
Em comunicado, a empresa nota que, no cenário atual do retalho, os clientes esperam uma entrega ao domicílio sem percalços, sendo que, historicamente, a IKEA tem dependido de terceiros para esse serviço. “Com esta aquisição, da um passo significativo para tornar as compras e as entregas mais fáceis”, adianta.
A Locus é uma plataforma de gestão logística potenciada pela Inteligência Artificial, com otimização avançada de rotas, rastreamento em tempo real, bem como uso inteligente de veículos e recursos. “Ao integrar estas competências, a Locus vai permitir ao grupo Ingka potenciar a eficiência em toda a cadeia de abastecimento – da gestão dos espaços à execução de última milha”, destaca o comunicado.
Esta aquisição acontece numa altura crítica para a empresa, em que as vendas online representam, segundo dados de 2024, 28% do total das vendas da IKEA, por oposição aos 11% que significava em 2019.