O Parlamento Europeu (PE) acaba de aprovar a prorrogação da isenção de portagens para veículos pesados ecológicos – de mercadorias e de passageiros – até 30 de junho de 2031.

Os eurodeputados apoiaram, assim, uma proposta da Comissão Europeia nesse sentido e que, em alternativa, equacionava a redução das portagens para aqueles veículos.

Justificando a decisão, o PE deu conta de que esta medida “contribuirá para reforçar a justificação económica do investimento em camiões e autocarros com zero emissões, mantendo os custos operacionais inferiores aos dos veículos convencionais e garantindo a sua implementação mais rápida com vista a alcançar o objetivo de reduzir em 43% das emissões de CO2 de veículos pesados até 030”.

O prolongamento da isenção, em vigor a 31 de dezembro de 025, constitui uma modificação à normativa comunitária que obriga os Estados membros a cobrarem pelo uso das estradas. Aprovada por maioria de 458 votos (com 182 contra e 11 abstenções), a isenção é, no entanto, opcional.

De acordo com a Comissão Europeia, os veículos pesados elétricos representavam 0,1% do parque comunitário em 2023, com a Dinamarca a ser o liderar, com 1%.