A Makro prepara-se para transformar a sua rede logística em Espanha, com o objetivo de impulsionar o crescimento do seu serviço de distribuição para hotelaria e maximizar a eficiência. Os planos foram anunciados na última quarta-feira, 1 de outubro, no âmbito da inauguração do primeiro centro logístico do grossista em Tenerife.
“As nossas vendas estão a crescer a um ritmo importante e necessitamos que a logística acompanhe esse desenvolvimento”, justificou o CEO da Makro, Bertrand Mothe. A empresa faturou 1.737 milhões de euros em 2024, tendo a expectativa de alcamçar os 3.000 milhões em 2030, com o último amo fiscal, que terminou a 30 de setembro, a confirmar esse otimismo.
“Encaramos 2030 com a ambição de alcançar os 3.000 milhões de euros de faturação e fazer com que o nosso serviço de distribuição para hotelaria represente 45% das nossas vendas”, acrescentou, dando conta de que essa quota se situa atualmente nos 30%.
Quanto ao programa de desenvolvimento da rede logística, prevê a abertura de uma plataforma regional na Andaluzia, na zona de Málaga, que se juntará às de Barcelona e Vizcaya, inauguradas, respetivamente, em 2022 e este verão.
Quanto ao centro de Tenerife, agora aberto, representa um investimento de sete milhões de euros. Com 3.000 metros quadrados de área e seis cais de carga, possui capacidade para distribuir até 900 pedidos por dia.