As multinacionais de telecomunicações Vodafone e Telenor anunciaram uma nova parceria estratégica, no âmbito das respetivas estruturas globais de procurement, com vista a ganharem escala, reduzindo custos e aumentando a resiliência das cadeias de abastecimento.

Na prática, trata-se de uma integração entre a Vodafone Procurement Company e a Telenor Procurement Company, que representam uma despesa anual combinada de mais de 26 mil milhões de euros. As duas empresas servem mais de 550 milhões de consumidores em 23 países.

Em comunicado, a Vodafone dá conta de que esta parceria permite acrescentar valor aos clientes e gerar poupanças, ao combinar o poder de compra das duas empresas e ao tirar partido da complementaridade geográfica.

“Esta parceria fortalecerá ainda mais a competitividade da Telenor, aumentando, em última análise, o valor para nossas operações internas, empresas associadas, clientes externos e acionistas. Em colaboração com a Vodafone, expandiremos o nosso alcance, enfrentaremos desafios comuns e navegaremos num cenário global de fornecedores remodelado, impulsionado por constantes mudanças geopolíticas e tecnológicas”, afirma, o CEO da Telenor Procurement Company, Thomas Skjelbred.

Por sua vez, o Supply Chain Management Director do grupo Vodafone e CEO da Vodafone Procure & Connect, Ninian Wilson, comenta: “Ao combinar a nossa escala, presenças complementares e competências, impulsionaremos eficiências sustentáveis ​​e maior inovação para nossos clientes. Ao mesmo tempo, simplificaremos o envolvimento dos nossos parceiros, reduzindo a carga administrativa e a duplicação num ambiente cada vez mais complexo, além de que criaremos novas oportunidades para os nossos fornecedores e parceiros.”