O fabricante de pneus francês Michelin anunciou, esta terça-feira, a intenção de reforçar a aposta na Índia enquanto fornecedor global. O anúncio ocorreu no âmbito do lançamento do primeiro pneu para automóveis ligeiros produzido na fábrica de Chennai.

“A Índia, pela velocidade a que o mercado está a crescer, é crítica para a Michelin, com oportunidades para os próximos dez a quinze anos”, afirmou, citado pelo site Business Line, o presidente da empresa para a região de África, Índia e Médio Oriente, Vitor Silva. A Michelin – acrescentou – pretende aumentar o papel da Índia no fornecimento das fábricas da empresa a nível global.

“Se olharmos para as geografias mundiais, não encontramos muitos mercados onde se vá verificar crescimento nos próximos dez a quinze anos. A América do Norte, a Europa e algumas zonas da Ásia são mercados mais maduros, pelo que as oportunidades são menores”, sustentou.

A Índia é crítica para a Michelin porque permite servir os consumidores locais, mas também pelas oportunidades de crescimento. “É crítica para qualquer companhia global de pneus”, notou.

De acordo com o gestor, esta estratégia alicerça-se na fábrica de Chennai, cujas fundações sólidas conferem capacidade de produção para o futuro. “Fizemos significativos investimentos nos últimos anos”, comentou, dando conta de iniciativas com vista a aumentar o recurso a matérias-primas locais. “As nossas equipas de procurement trabalham para garantir a resiliência da nossa cadeia de abastecimento. E a Índia é um contribuidor importante para essa resiliência”, concluiu.