A JYSK escolheu o Grupo Bertolín para a construção do seu novo centro de distribuição em Almenara, Espanha. Com arranque previsto para 2026 e conclusão em 2028, o projeto contará com 182.500 locais para paletes, certificação LEED Gold e sistemas de automação avançada, tornando-se a nova base logística da marca para Portugal, Espanha e Marrocos.
A JYSK deu mais um passo decisivo na sua estratégia de expansão na Península Ibérica e no Norte de África, ao escolher o Grupo Bertolín como parceiro responsável pela construção do seu novo centro de distribuição de última geração, localizado em Almenara, Espanha.
O arranque da construção está previsto para o primeiro trimestre de 2026, num terreno com 274.000 m². O futuro complexo logístico contará com 182.500 locais para paletes, será certificado segundo a norma LEED Gold e integrará painéis solares no telhado, reforçando o compromisso da empresa com a eficiência energética e a sustentabilidade. Além da vertente logística, o centro passará a albergar também a sede da JYSK em Portugal e Espanha, criando um polo de trabalho para cerca de 250 colaboradores.
“O nosso novo centro de distribuição em Espanha é uma base fundamental para o crescimento contínuo da JYSK em Portugal, Espanha e Marrocos. Confiar a construção ao Grupo Bertolín garante que contamos com um parceiro fiável e experiente para um projeto desta dimensão. Estamos confiantes de que, juntamente com a AR Racking e a KÖRBER, vamos entregar instalações que estabeleçam elevados padrões de eficiência e fiabilidade”, sublinha Ole Thomsen, Vice-presidente Executivo de Logística da JYSK.
Armazenamento e automação de última geração
Além do Grupo Bertolín, a JYSK fechou parcerias estratégicas com dois especialistas em intralogística. A AR Racking irá fornecer uma solução de armazenamento à medida, maximizando capacidade e eficiência operacional e a Korber fica responsável por implementar o Pick & Pack Center, um sistema avançado de manuseamento de materiais que garante rastreabilidade, sincronização e ergonomia no processo de preparação de encomendas.
Com conclusão prevista para 2028, este novo centro substituirá gradualmente as atuais operações no armazém arrendado em Cheste, que continuará a abastecer as lojas de Portugal, Espanha e Marrocos até à transição final. Com este investimento, a JYSK reforça a sua rede logística e posiciona-se para responder ao crescimento sustentado da marca na Península Ibérica e no Norte de África, apoiando a sua ambição de se tornar uma referência no retalho de artigos para a casa.
Principais características técnicas do centro de Almenara
2 naves de grande altura (high bays) com 182.500 locais para paletes, operadas por 20 gruas automáticas.
2 circuitos RGV (Rail Guided Vehicles) para transporte de paletes, cobrindo 1,5 km de vias.
Armazém de caixas com sistema shuttle, com capacidade para mais de 200.000 unidades.
Sistema robotizado de picking por camadas e carregamento automático de bandejas.
Soluções automáticas para descarga de contentores e bandejas através de robôs.