A JYSK escolheu o Grupo Bertolín para a construção do seu novo centro de distribuição em Almenara, Espanha. Com arranque previsto para 2026 e conclusão em 2028, o projeto contará com 182.500 locais para paletes, certificação LEED Gold e sistemas de automação avançada, tornando-se a nova base logística da marca para Portugal, Espanha e Marrocos.

A JYSK deu mais um passo decisivo na sua estratégia de expansão na Península Ibérica e no Norte de África, ao escolher o Grupo Bertolín como parceiro responsável pela construção do seu novo centro de distribuição de última geração, localizado em Almenara, Espanha.

O arranque da construção está previsto para o primeiro trimestre de 2026, num terreno com 274.000 m². O futuro complexo logístico contará com 182.500 locais para paletes, será certificado segundo a norma LEED Gold e integrará painéis solares no telhado, reforçando o compromisso da empresa com a eficiência energética e a sustentabilidade. Além da vertente logística, o centro passará a albergar também a sede da JYSK em Portugal e Espanha, criando um polo de trabalho para cerca de 250 colaboradores.

“O nosso novo centro de distribuição em Espanha é uma base fundamental para o crescimento contínuo da JYSK em Portugal, Espanha e Marrocos. Confiar a construção ao Grupo Bertolín garante que contamos com um parceiro fiável e experiente para um projeto desta dimensão. Estamos confiantes de que, juntamente com a AR Racking e a KÖRBER, vamos entregar instalações que estabeleçam elevados padrões de eficiência e fiabilidade”, sublinha Ole Thomsen, Vice-presidente Executivo de Logística da JYSK.

Armazenamento e automação de última geração

Além do Grupo Bertolín, a JYSK fechou parcerias estratégicas com dois especialistas em intralogística. A AR Racking irá fornecer uma solução de armazenamento à medida, maximizando capacidade e eficiência operacional e a Korber fica responsável por implementar o Pick & Pack Center, um sistema avançado de manuseamento de materiais que garante rastreabilidade, sincronização e ergonomia no processo de preparação de encomendas.

Com conclusão prevista para 2028, este novo centro substituirá gradualmente as atuais operações no armazém arrendado em Cheste, que continuará a abastecer as lojas de Portugal, Espanha e Marrocos até à transição final. Com este investimento, a JYSK reforça a sua rede logística e posiciona-se para responder ao crescimento sustentado da marca na Península Ibérica e no Norte de África, apoiando a sua ambição de se tornar uma referência no retalho de artigos para a casa.

 

Principais características técnicas do centro de Almenara
  • 2 naves de grande altura (high bays) com 182.500 locais para paletes, operadas por 20 gruas automáticas.

  • 2 circuitos RGV (Rail Guided Vehicles) para transporte de paletes, cobrindo 1,5 km de vias.

  • Armazém de caixas com sistema shuttle, com capacidade para mais de 200.000 unidades.

  • Sistema robotizado de picking por camadas e carregamento automático de bandejas.

  • Soluções automáticas para descarga de contentores e bandejas através de robôs.