A DHL inaugurou recentemente o novo hub internacional, no Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat. Este investimento, que totaliza 80 milhões de euros, tem como objetivo acolher o crescimento das operações internacionais de transporte expresso. 

Erguido num terreno de 29.000 m², com 10.000 m² de espaço de armazém e 3.000 m² de escritórios, a infraestrutura foi desenhada para ligar rotas aéreas internacionais na Europa, América do Norte e África. Pretende-se continuar a promover a competitividade internacional de mais de 20.000 empresas com as quais a DHL Express trabalha em Espanha, sendo que mais de 20% estão localizadas na Catalunha. O hub servirá todo o território catalão – incluindo Barcelona, Lleida, Girona e Tarragona, bem como as Ilhas Baleares e Andorra.

O novo hub, que servirá operações de importação e exportação, foi projetado para acomodar o crescimento previsto para os próximos 20 anos, reforçando o papel da cidade de Barcelona no transporte internacional de encomendas da DHL Express. Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu 30% na cidade espanhola, impulsionado pelo aumento do comércio online expresso internacional.

Estas instalações têm capacidade para processar mais de 20.000 volumes por hora, representando um aumento sete vezes em capacidade face à operação anterior. Inclui ainda um controlo aduaneiro – assegurando um acompanhamento individual de cada encomenda – e dispõe de soluções de raios-X destinadas a garantir segurança no transporte aéreo. O hub tem ainda 22 posições de carga e nove de descarga para contentores aéreos, bem como 24 docas para camiões, a partir das quais operam 120 carrinhas para gerir tanto as rotas de entrega, como as recolhas diárias.

A DHL Express opera 10 voos, todos os dias, com a sua própria rede de aviação dedicada no aeroporto de Barcelona, e utiliza, adicionalmente, seis ligações comerciais intercontinentais. A empresa planeia expandir as suas operações, incorporando dois novos voos na rede, e melhorar a conectividade intercontinental através de voos comerciais.

“O novo hub de Barcelona é um investimento estratégico construído para o crescimento futuro, reforçando o nosso papel no comércio global e apoiando a Estratégia 2030 do Grupo DHL: Acelerar o Crescimento Sustentável. Concebido como um hub estratégico dentro da nossa rede europeia, está equipado para se adaptar a um panorama global cada vez mais complexo e dinâmico”, afirma Mike Parra, CEO da DHL Express Europa.

A nova infraestrutura foi concebida para se alinhar com o objetivo do Grupo DHL em alcançar emissões líquidas de zero gases de efeito de estufa até 2050, com a meta intermédia de reduzir a sua pegada de CO₂ para menos de 29 milhões de toneladas até 2030. Desta forma, o hub dispõe de uma instalação fotovoltaica para autoconsumo, e já foram instalados 37 carregadores elétricos para carrinhas de entrega e equipamento de assistência a aeronaves. A infraestrutura está pré-instalada para expandir para uma capacidade de 100%, garantindo que pelo menos dois terços dos veículos do local operem sem emissões de gases de efeito estufa. inclui ainda um sistema de reutilização de águas, ferramentas para controlo e gestão do consumo diário de energia do hub, e iluminação LED inteligente com programação automática e sensores de presença.