A Cegid anunciou a nomeação de Paulo Carvalho como General Manager para Portugal e África Lusófona, numa iniciativa que reforça a estratégia de expansão da empresa na região e acelera a implementação do plano estratégico Cegid Forward.ai.

O objetivo central da nomeação é impulsionar o Cegid Pulse, conjunto de agentes inteligentes com IA generativa desenvolvidos no Centro de Excelência de IA da Cegid, sediado em Portugal. Estas soluções visam aumentar a eficiência operacional, apoiar a tomada de decisão e simplificar o cumprimento das normas regulatórias, incluindo a implementação da faturação eletrónica em Portugal e em Angola, um dos desafios prioritários da empresa.

A liderança de Paulo Carvalho pretende consolidar a posição da Cegid como principal player em soluções de gestão com funcionalidades de IA generativa para microempresas e PME, em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Atualmente, a Cegid conta com cerca de 90 mil clientes e uma rede de 700 parceiros nestes mercados.

Paulo Carvalho traz uma vasta experiência internacional, com passagens por empresas como Salesforce, SAP e HP Enterprise Services, ocupando cargos de gestão em múltiplos continentes. Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tem experiência comprovada na liderança de equipas multiculturais e na condução de processos de transformação digital.

A nova liderança estratégica irá também acelerar a inovação tecnológica produzida no Centro de Excelência de Inteligência Artificial em Braga, que conta com uma equipa de 150 especialistas e serve como hub para o desenvolvimento de software de gestão enriquecido com IA generativa, exportado para os mercados globais da Cegid.

Com esta nomeação, a Cegid reforça a sua ambição de ser reconhecida como parceiro de confiança das empresas em Portugal e África Lusófona.