O porto de Long Beach registou o segundo agosto mais movimentado em 114 anos, reforçando o seu papel como porta estratégica do comércio trans-Pacífico nos Estados Unidos, mesmo perante incertezas nas políticas comerciais.
O porto de Long Beach anunciou que movimentou 901.846 TEU (Twenty-foot Equivalent Units) em agosto de 2025, apenas 1,3% abaixo do recorde de agosto de 2024, tornando-se o sexto mês mais movimentado da história do porto. O desempenho é impulsionado pela corrida dos retalhistas para abastecer os armazéns durante a época alta, apoiada por uma recente pausa nas tarifas, que aumentou os fluxos de carga.
Em detalhe, o desempenho da carga naquele porto norte-americano, em agosto de 2025, foi a seguinte:
-
Importações: 440.318 TEUs (-3,6% face a agosto de 2024)
-
Exportações: 95.960 TEUs (-8,3%)
-
Contentores vazios: 365.567 TEUs (+3,7%)
Apesar da ligeira redução nas importações e exportações, o aumento no reposicionamento de contentores vazios manteve os volumes gerais próximos dos níveis recorde. Entre janeiro e agosto de 2025, o porto já processou 6.592.708 TEU, um crescimento de 8,3% face ao mesmo período do ano anterior.
O CEO do porto, Mario Cordero, destacou os desafios das políticas comerciais voláteis: “As mudanças nas políticas comerciais continuam a criar incerteza para empresas e consumidores. O nosso Supply Chain Information Highway projeta que a época alta de envios manter-se-á nos mesmos níveis do ano passado, à medida que os retalhistas começam a abastecer os seus armazéns para as férias de inverno.”
O segundo agosto mais movimentado reforça a resiliência de Long Beach e a sua importância para a cadeia global de abastecimento, mesmo em contextos de incerteza comercial. Continua a ser um elo vital no comércio internacional, movimentando mais de 300 mil milhões de dólares em comércio anual e apoiando 2,7 milhões de empregos nos Estados Unidos. Com a época alta a decorrer, a atenção estará centrada na capacidade do porto em gerir a procura e avançar nos seus objetivos de crescimento e liderança verde.