Após mais de 10 anos a trabalhar em Espanha, Bruno Bicho regressa a Portugal para assumir a direção comercial do Groupe CAT Portugal, empresa especializada em logística automóvel e transporte multimodal na Europa.
Bruno Bicho passou por empresas como Sabitel, Mitoclassico, M.H.B. e TW Group. Já fazia parte do Groupe CAT, em Espanha, enquanto key account manager/business development manager.
Agora, já em Portugal, é o novo diretor comercial da empresa. “Esta mudança representa, para mim, um regresso a casa e, ao mesmo tempo, um desafio de grande responsabilidade num setor em plena transformação”, revela à SCM.
Bruno Bicho indica que o futuro da área comercial na empresa em Portugal pretende atingir um crescimento sustentado, consolidando clientes estratégicos e conquistando novos setores; potenciar o eixo Portugal-Espanha; trabalhar em conjunto com empresas portuguesas para criar soluções logísticas adaptadas às necessidades dos clientes; e desenvolver equipas comerciais capacitadas, próximas do cliente e com visão de longo-prazo.
Tendo já trabalhado em Portugal e Espanha, Bruno Bicho afirma que existem várias diferenças entre os mercados, destacando três: a escala e dimensão, o cliente, e o relacionamento e as infraestruturas.
“Espanha tem um mercado logístico mais vasto, com maior densidade de operações e players internacionais. Portugal é mais pequeno, mas tem a vantagem da proximidade, da agilidade e de uma forte ligação à Península e à Europa”, começa por explicar. Por sua vez, no que diz respeito às relações comerciais, em Portugal são mais “próximas e personalizadas”, exigindo uma abordagem comercial de “maior confiança” e parceria a longo-prazo. Em Espanha, o mercado é “mais competitivo e estruturado, muitas vezes mais orientado para preço e eficiência do que para a proximidade”. Relativamente às infraestruturas, Bruno Bicho considera que o país vizinho tem uma rede ferroviária e rodoviária mais extensa, enquanto Portugal aposta mais em HUB estratégicos para se integrar nas cadeias internacionais.
O novo diretor comercial termina dizendo que o futuro da logística passa pela capacidade de criar parcerias estratégicas com os clientes. “Mais do que transportar cargas, trata-se de transportar confiança, inovação e valor acrescentado. Os clientes procuram flexibilidade, eficiência e soluções verdes, e o Groupe CAT está preparado para oferecer esses requisitos a todos os clientes. É com esse espírito que assumo este desafio no Groupe CAT Portugal”.
Bruno Bicho, diretor comercial | Groupe CAT Portugal



