O Lidl Portugal consolidou-se na última década como um parceiro estratégico para a internacionalização de produtores nacionais, com um impacto acumulado de 1.450 milhões de euros na economia portuguesa através da sua atividade exportadora. Os dados resultam de um estudo da consultora independente Forvis Mazars e foram apresentados na conferência Portugal Exporta – O futuro são os nossos produtos, organizada pelo Lidl Portugal, no ano em que assinala 30 anos da sua entrada em Portugal.
O evento foi muito mais do que um “evento Lidl”, juntando especialistas e representantes institucionais para discutir o papel do retalho alimentar na economia nacional e na projeção internacional dos produtos portugueses. Além da apresentação do Estudo sobre Exportações do Lidl, o programa integrou dois painéis: “O impacto do retalho alimentar no país”, com a participação da APED, e “Retalho – De Portugal para o Mundo”, com contributos da AICEP, Portugal Fresh e ViniPortugal.
De acordo com o estudo, as exportações facilitadas pelo Lidl cresceram de 1 milhão de euros em 2014 para 163 milhões em 2024, traduzindo uma taxa média anual de crescimento de 62%. No total, o valor dos produtos nacionais exportados pela insígnia ascendeu a 773 milhões de euros no período analisado.
Exportações em crescimento acelerado
Só em 2024, as exportações apoiadas pelo Lidl representaram 1,9% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia, um salto expressivo face aos 0,2% registados em 2016. Além disso, por cada euro em exportações facilitadas pela empresa, foram gerados 1,88 euros na economia nacional.
“Começámos em 2014 com a pêra rocha e hoje é com orgulho que vemos produtos como a laranja do Algarve, a couve-coração, os frutos vermelhos, os vinhos das nossas regiões e até os pastéis de nata disponíveis nas prateleiras Lidl por toda a Europa”, sublinhou Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal. “Este ano atingimos um recorde na exportação de frutas e legumes, com 31,5 mil toneladas. É o reflexo de uma estratégia clara, de um compromisso contínuo e, acima de tudo, do trabalho em conjunto com os nossos parceiros.”, sublinhou ainda.
A retalhista trabalha atualmente com cerca de 100 fornecedores nacionais, responsáveis pela exportação de mais de uma centena de artigos para mercados como Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Bélgica. A categoria de Frutas e Legumes destaca-se com um acumulado de 217 mil toneladas exportadas na última década, equivalente a 8700 camiões, num valor total de 212 milhões de euros.
Outro dado relevante prende-se com o papel das PME, que representam 78% das exportações apoiadas pelo Lidl. Este apoio tem sido determinante para a dinamização da economia local e para a criação e manutenção de cerca de 6.700 postos de trabalho em Portugal nos últimos 10 anos, segundo dados avançados no encontro.
Informação em atualização