A Smartlog desenvolveu para a Mebra, empresa portuguesa especializada na distribuição de ferragens e materiais de construção, uma solução logística integral, que melhora a eficiência operacional e agiliza a gestão mais precisa de pedidos complexos.

A arquitetura aplicada combina vários subsistemas de preparação de pedidos: um dedicado à separação de produtos mais pesados e de baixa rotação no seu sistema atual e outro baseado no Autostore para referências de menos volume e de alta rotação. De acordo com a Smartlog, ambos os fluxos são consolidados num único posto por pedido, o que permite preparar simultaneamente pedidos provenientes de ambos os sistemas.

O AutoStore é um sistema automatizado de armazenamento e preparação de pedidos baseado em robôs que operam sobre uma estrutura de cubos empilhados: é composto por oito robôs R5 padrão, 10.362 cubos de 330 mm de altura, dois postos carrossel para picking e um posto transfer cell para entradas. O subsistema de transelevadores está localizado junto ao Autostore, com consolidação num único posto por pedido equipado com luzes, permitindo a preparação simultânea de até seis pedidos. Esta configuração “otimiza o fluxo de trabalho e reduz os tempos de preparação”.

O projeto inclui também a instalação de um novo software de gestão, a mudança do controlo mecânico dos transelevadores existentes e a modificação do loop do sistema de transporte para transferir as caixas dos transelevadores para um novo posto de picking localizado atrás dos postos carrossel do Autostore. Esta integração permite consolidar a encomenda e devolvê-la ao armazém de forma automatizada.

Entre os principais desafios identificados pela Mebra estavam a necessidade de consolidar ambos os sistemas sem duplicar tarefas, manter a rastreabilidade em todo o processo e adaptar a solução às condições de espaço do armazém sem comprometer a eficiência.