A fornecedora de plataformas de e-procurement, Procureship, associou-se à ReFlow, especialista em dados climáticos sediada em Copenhaga, para lançar uma solução de emissões de âmbito 3, – a EmissionPassport – que permite que armadores, operadores e gestores se preparem para os novos requisitos relacionados com a sustentabilidade, através do mapeamento das emissões nas suas cadeias de aprovisionamento, avança a Splash247.
A EmissionPassport, integrada diretamente na plataforma da Procureship, é impulsionada por um motor de cálculo climático desenvolvido à medida do cliente, e fornece dados verificados de emissões de Âmbito 3.
Ainda que os dados climáticos recolhidos não sejam utilizados para orientar decisões de aprovisionamento dentro da plataforma, a nova solução providencia informações críticas sobre emissões rastreáveis em todas as atividades do navio.
Mogens Thyssen, diretor comercial da ReFlow, afirma que “os armadores e operadores estão a gerir desafios de dados cada vez mais complexos à medida que se preparam para novos requisitos climáticos. Ao integrar as capacidades de dados de Âmbito 3 da Reflow na Procureship, estamos a facilitar o acesso dos intervenientes marítimos a dados climáticos estruturados e baseados em ciência, que apoiam a conformidade e transparência a longo-prazo”.
A EmissionPassport está alinhada com metodologias emergentes através da colaboração com a International Marine Purchasing Association (IMPA) e com a Maritime Environmental Footprint (IMEF), que trabalha com o objetivo de estabelecer um padrão partilhado de dados climáticos para o aprovisionamento marítimo.