O governo da Suécia convidou a NATO a instalar um quartel-general logístico em Enköping, a cerca de 80 quilómetros de Estocolmo. A futura estrutura integrará o comando aliado e terá como missão liderar e coordenar as operações de manutenção e transporte de unidades militares na nova Área de Operações Noroeste da NATO, que reunirá os países nórdicos sob coordenação comum.

 

Cada área de operações da aliança dispõe de um Joint Logistics Support Group Headquarters (JLSG HQ). O novo centro seguirá esse modelo, com pessoal destacado de forma centralizada pela NATO, dando a todos os Estados-membros a possibilidade de indicar oficiais.

De acordo com o planeado, o quartel-general contará com cerca de 70 elementos em tempo de paz, podendo chegar a 160 em situação de alerta ou guerra.

O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, afirmou que “a presença da NATO na Suécia reforça a nossa segurança e dissuasão. O centro logístico apoia a defesa do flanco norte da NATO”.

As Forças Armadas suecas receberam a missão de preparar e estabelecer o quartel-general, que deverá estar operacional até ao final de 2027, atualizando de forma contínua o Ministério da Defesa sobre o progresso dos trabalhos.

FOTO: NATO