O Grupo AD Ports acaba de assinar um acordo para desenvolver o sistema de Janela Única Logística (JUL) para a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA). Ao mesmo tempo, anuncia um investimento de seis milhões de dólares na Noatum Unicargas Logistics.
O grupo assinou ainda um conjunto de acordos preliminares com entidades dos setores público e privado de Angola, visando aprofundar a cooperação em serviços marítimos, de cabotagem, formação, logística e handling aeroportuário, bem como saúde. Os acordos foram firmados pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, e pelo CEO regional da AD Ports, Mohamed Eidha Al Menhali.
Em comunicado, o grupo, que iniciou operações em Angola em janeiro deste ano, destaca que este investimento envolve o compromisso com uma verba de 250 milhões para a expansão do terminal da Noatum no porto de Luanda, até 2026.
No que toca à Noatum Unicargas Logistics, o investimento anunciado dirige-se à aquisição de 30 camiões e 35 trailers, praticamente duplicando a frota da empresa, que ficará, assim, dotada de 70 camiões e 95 trailers.
Em relação ao acordo visando a implementação da Janela Única Logística, implica a uniformização e simplificação das plataformas atuais, integrando-as com os sistemas das alfândegas, das entidades governamentais, dos transitários e outros operadores logísticos, bem como do Banco Nacional de Angola.