As empresas norte-americanas continuam a liderar o setor logístico mundial, ocupando metade das posições no Top 10 do relatório Logistics 25 2025 da Brand Finance. Apesar disso, o valor global das 25 maiores marcas caiu 4% face a 2024, para 168 mil milhões de dólares.

O relatório Logistics 25 2025, da Brand Finance, avalia as 25 maiores marcas logísticas do mundo. Segundo a consultora, o valor global das 25 maiores marcas caiu 4% por comparação com o ano anterior, uma queda que reflete a perda de receitas entre grandes players de correio expresso, pressionados por concorrência local, bem como uma quebra nos volumes de frete devido ao arrefecimento dos preços das commodities.

A UPS manteve o título de marca logística mais valiosa do mundo pelo 11.º ano consecutivo, avaliada em 32,6 mil milhões de dólares (-6%), seguida pela FedEx, que caiu 20% para 22,9 mil milhões.

No terceiro lugar surge a japonesa JR, que valorizou 11% para 13,3 mil milhões, ultrapassando a alemã DHL, agora em quarto lugar com 11,2 mil milhões (-8%).

Do lado asiático, a chinesa JINGDONG Logistics foi considerada a marca mais forte do setor, com a SF Express em segundo lugar. Já a sul-coreana Hyundai Glovis registou o crescimento mais rápido (+81%, para 3 mil milhões). A DP World entrou pela primeira vez no ranking, com um salto de 39%, para 3,4 mil milhões.

No segmento da força de marca, destaque ainda para a Canadian National Railway, que conquistou o sexto lugar.

“As marcas de logística estão a evoluir rapidamente para responder a novas exigências das cadeias globais de abastecimento. Enquanto as empresas norte-americanas continuam a dominar pela escala e reconhecimento, os desafiantes da Ásia e do Médio Oriente — como a JINGDONG Logistics, SF Express, Hyundai Glovis e DP World — estão a subir rapidamente através da inovação, sustentabilidade e liderança digital.”, destaca Alex Haigh, managing director Ásia-Pacífico da Brand Finance.