A Logifrio prevê inaugurar, antes do final do ano, uma nova plataforma em Espanha: localiza-se em Fuenlabrada, a sul de Madrid, e traduz um investimento de 40 milhões de euros.

Em declarações à SCM, o CEO da empresa; Vítor Figueiredo, dá conta de que esta infraestrutura se enquadra na estratégia de afirmação da Logifrio como operador ibérico.

Com 22 mil lugares de palete e 42 cais, e vem substituir duas instalações que a empresa detém na região, mais antigas e menos eficientes: “Cada uma delas estava dedicada a uma temperatura, o que – dado que, atualmente, gerimos praticamente tudo em multitemperatura – fazia com que os camiões tivessem de ir carregar a dois armazéns diferentes. Com a nova abertura, tudo passará a estar concentrado, sendo que são instalações construídas de raiz segundo critérios de eficiência energética, de redução da pegada de carbono e do desperdício. Estará, inclusive, equipada com unidades autónomas de produção de energia para autoconsumo.”

Este é mais um passo no alargamento da presença da Logifrio em Espanha. O primeiro aconteceu, em 2024, com novas instalações logística em Alicante, sendo que, em março deste ano, abriu a plataforma de Torrejón, perto de Madrid, com 10 mil metros quadrados multitemperatura.

A expansão envolve, ainda, a uniformização de sistemas a nível ibérico: “Vamos usar a mesma solução de WMS, estamos a ir de delegação em delegação. Além disso, em janeiro adotámos uma nova solução de TMS e o ano passado mudámos o ERP. A nossa infraestrutura tecnológica é, pois, nova e integrada, com enquadramento totalmente digital e adequado às necessidades atuais”, contextualiza Vítor Figueiredo.

Recorde-se que a Logifrio abriu, em junho último, no VGP Park Montijo, a sua terceira plataforma logística nacional: com cerca de 13 mil metros quadrados e capacidade aproximada para 15 mil paletes.

A abertura desta plataforma foi o pretexto para uma entrevista com Vítor Figueiredo, sobre a estratégia da empresa cuja liderança assumiu em 2020, na sequência de uma operação de MBO. Uma entrevista para ler na edição de setembro da SCMedia News.