As cervejarias norte-americanas estão a ser aconselhadas a proceder com cautela no que diz respeito aos custos das embalagens, após uma nova atualização da Secção 232 ter sido alargada às latas, de acordo com o The Drinks Business.

As tampas e fechos das latas de cerveja nos EUA foram incluídos na lista da Secção 232 (que permite ao presidente dos EUA impor tarifas, quotas ou outras restrições a importações que possam representar uma ameaça à segurança nacional), segundo o Departamento de Comércio dos EUA.

As tarifas e restrições têm vindo a afetar uma elevada gama de produtos utilizados por cervejeiros, incluindo agora tampas e fechos que são fundamentais para a embalagem das cervejas.

A Brewers Association (BA) – organização que representa os interesses de pequenos e independentes artesãos de cerveja – alertou os seus membros para esta medida que impacta a indústria da cerveja.

“Esta alteração pode contribuir para custos mais elevados de embalagem, e para uma maior complexidade na cadeia de abastecimento. Os cervejeiros devem rever as suas estratégias de aprovisionamento e dialogar com os fornecedores para compreenderem os potenciais impactos nos custos e disponibilidade”, afirma Chuck Skypeck, diretor de projetos técnicos de produção da BA.

O setor da cerveja artesanal nos EUA tem enfrentado vários desafios recentemente, nomeadamente a questão das tensões geopolíticas entre o país e o Canadá, e vários encerramentos de negócios.

O alumínio representa o maior custo unitário para a maioria das operações das embalagens de cervejas.